clinimed-logo

CLINIMED SAÚDE OCUPACIONAL

É obrigatório ter ambulatório na empresa? Descubra!

Ter um ambulatório traz vários benefícios para as empresas. Imagem de um médico atendendo trabalhadora durante o expediente.

É obrigatório ter ambulatório na empresa? Descubra!

Uma das dúvidas mais comuns das pessoas é: Será que é obrigatório ter ambulatório na empresa? Confira tudo sobre o assunto no decorrer deste artigo.

De maneira geral, é obrigatório ter ambulatório na empresa em algumas situações, apesar de não existir  nenhuma lei específica sobre o assunto.

Nos dias atuais, os cuidados que envolvem a segurança e medicina do trabalho são pautas extremamente relevantes.

Uma vez que é obrigação das empresas garantir a saúde física, mental, psicológica e emocional dos trabalhadores durante a jornada de atividades.

Para isso existem soluções como o programa de prevenção de acidentes ou doenças ocupacionais e a assistência direta de um médico do trabalho.

Não existe um documento oficial que obrigue as empresas a disponibilizarem um ambulatório interno no local de trabalho.

Contudo, é fato que a existência de um ambulatório é uma das formas de prevenir as doenças respiratórias relacionadas ao trabalho ou a assistência emergencial, por exemplo. 

Nesse sentido, a sua existência é capaz de promover um ambiente de trabalho seguro e sadio, gerando vantagens para trabalhadores e gestores. 

Casos que exigem a instalação de um ambulatório na empresa

A NR-18 estabelece que toda empresa da construção civil que tem uma equipe composta por mais de 50 funcionários precisa obrigatoriamente oferecer um ambulatório para a equipe.

Além disso, todos os órgãos públicos dos poderes judiciário e legislativo que possuam funcionários em regime CLT devem contar com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

O mesmo é válido para as organizações que tenham um quadro superior a 50 funcionários e para as  empresas que exercem atividades consideradas de alto risco para os funcionários.

Em todos estes casos, o SESMT precisa existir independente do porte da empresa, visando o controle médico de saúde para todos.

Tais segmentos são os únicos que precisam de atenção redobrada quando o assunto é obrigatoriedade ambulatorial.

Porém, as vantagens de oferecer um ambulatório dentro das empresas são muitas e tem como objetivo garantir um ambiente ergonômico seguro e saudável, o que é fundamental para o bem estar da equipe.

Dados e estatísticas mais recentes

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2022 o Brasil registrou 613 mil notificações em decorrência de acidentes de trabalho, das quais 2,5 mil terminaram em morte.

Estes números apontam um aumento de 40 mil casos em relação ao ano de 2021, deixando claro a negligência que persiste nas empresas brasileiras.

Infelizmente ainda não existem dados oficiais sobre o número de empresas que possuem ambulatórios internos no Brasil.

Este fato apenas confirma o total descaso e desconhecimento sobre como as empresas estão lidando com os primeiros socorros no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, a criação de um ambulatório na empresa pode contribuir para reduzir as estatísticas e principalmente garantir um programa de controle médico de saúde ocupacional.

Uma vez que o atendimento em casos de acidentes ou doenças ocupacionais são fundamentais para uma recuperação rápida e adequada. 

Motivos para criar um ambulatório dentro da empresa 

Os motivos para criar um ambulatório médico nas empresas são muitos e trazem resultados imediatos na saúde e segurança da equipe:

  1. O ambulatório na empresa possibilita atendimento imediato para casos de emergência ou doenças súbitas, evitando sequelas e até o óbito;
  2. Através de um ambulatório torna-se viável a criação de programas de prevenção de acidentes;
  3. Cuidados de saúde preventiva podem ser oferecidos aos trabalhadores, como exames de saúde ou campanhas de vacinação;
  4. Os atendimento médicos e psicológicos no ambiente de trabalho reduzem a taxa de absenteísmo e controlam de maneira eficiente as saídas para o tratamento de problemas de saúde;
  5. Com um ambulatório, os funcionários são mantidos saudáveis, o que é fundamental para uma boa produtividade;
  6. Ao construir um ambulatório dentro das suas dependências, a empresa consegue economizar com planos de saúde corporativos.
  7. Funcionários que trabalham em uma empresa que tem ambulatório executam um trabalho mais satisfatório, já que a sensação de cuidado promove um bom clima organizacional.
  8. A criação de ambulatório interno é obrigatório em vários setores e cria a cultura de segurança no trabalho

Como fazer a contratação de um ambulatório interno na empresa?

A criação de um ambulatório interno é feita com a contratação de uma equipe especializada em SST (Saúde e Segurança do Trabalho).

Na prática, além de contratar profissionais de saúde é necessário que a empresa planeje a criação do ambulatório e disponha de recursos humanos e financeiros.

Os profissionais mais indicados para uma equipe ambulatorial são um médico do trabalho, enfermeiros do trabalho, além de técnicos em segurança ocupacional.

Contudo, se a intenção não é criar um ambulatório, mas sim o SESMT, a contratação de um engenheiro do trabalho também deve acontecer, além dos demais membros da equipe.

Por fim, é importante que a empresa siga todas as normas e regulamentos de saúde e segurança do trabalho existentes e as mantenha atualizadas de acordo com o passar do tempo.

Conheça as soluções em saúde ocupacional da Clinimed.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Post Relacionados

× Como posso te ajudar?