clinimed-logo

CLINIMED SAÚDE OCUPACIONAL

Conheça 5 vantagens da implementação do GRO nas empresas

Conheça 5 vantagens da implementação do GRO nas empresas

Conheça 5 vantagens da implementação do GRO nas empresas

Independentemente de qual seja o setor de atuação de uma empresa, conhecer as vantagens da implementação do GRO é fundamental. 

Afinal, garantindo condições adequadas de trabalho, os resultados melhoram. Além disso, o mais importante, é que a vida dos colaboradores é preservada.

A preocupação com o tema foi reforçada com a atualização da NR-01 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais), que entrou em vigor no dia 03 de janeiro de 2022, depois de ter sido sancionada em março de 2020.

Por isso, se você quer saber mais sobre os benefícios obtidos a partir do GRO, continue a leitura deste post!

Você sabe o que é GRO?

Basicamente, o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) é um conjunto de ações de gestão que visam construir uma organização livre de riscos à saúde e segurança dos trabalhadores.

Para tanto, é necessário adotar medidas capazes de identificar, avaliar e prevenir acidentes e doenças causadas por agentes presentes no ambiente de trabalho.

De tal modo, podemos dizer que o principal objetivo do GRO é eliminar ou minimizar os perigos envolvidos nas atividades desempenhadas em uma área laboral.

O documento aborda questões como:

  • Critério para elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR);
  • Inventário de riscos da corporação;
  • Ligação do PGR com outros programas e documentos;
  • Obrigações do empreendimento diante dos riscos gerados a partir dos serviço prestado;
  • Planos de ação que o negócio deve adotar para prevenir os riscos;
  • Atendimento às impostas pelas Normas Regulamentadoras.

Existem diferenças entre o PGR e o GRO?

Apesar de muitas pessoas acharem que PGR é a mesma coisa que GRO, isso não é verdade!

O GRO conta com uma visão macro, mais conhecida como “guarda-chuva”, tendo como atribuição primeira a gestão da saúde e segurança do trabalho. 

Enquanto isso, o PGR é um dos programas englobados dentro desse leque que é o GRO.

Além disso, as medidas envolvidas no PGR devem estar voltadas à prevenção de prejuízos não só aos profissionais, mas também à propriedade privada e também ao meio ambiente.

Leia também:

O que é PGR: Programa de Gerenciamento de Riscos?

O que não pode faltar na Gestão de Saúde da empresa?

Quais são as vantagens de implementar o GRO?

Agora sim, é hora de conhecer as 5 principais vantagens da implementação do GRO na sua empresa.

Acompanhe:

1. Aumento da produtividade

Ao garantir um ambiente mais seguro e com condições que proporcionem maior bem-estar aos colaboradores, é natural notar um ganho significativo na produtividade.

Isso porque, trabalhadores mais satisfeitos, motivados e saudáveis conseguem ter mais concentração, disposição e energia para desempenhar suas atividades. 

2. Diminuição do absenteísmo

Também como consequência de um ambiente laboral mais seguro e confortável é possível observar a redução do número de faltas por parte dos funcionários.

Afinal de contas, ao preservar a saúde dos trabalhadores, as doenças e os acidentes ocupacionais são menos prováveis. Assim, os casos de afastamentos e ausências são diminuídos.

Portanto, é evidente que o GRO reduz os riscos ocupacionais e, como resultado, os profissionais têm menos motivos para faltar.

3. Redução de custos

Como podemos perceber, todas as vantagens da implementação do GRO estão interligadas.

Ao diminuir as chances de doenças e acidentes de trabalho, os profissionais se sentem mais seguros, têm mais saúde e motivação, produzindo mais, faltando menos e, assim, reduzindo os custos da empresa.

Sem precisar pagar por possíveis afastamentos ou substituir um colaborador doente ou acidentado, por exemplo, a empresa não precisa paralisar suas atividades e nem desembolsar um dinheiro que não estava previsto.

Além disso, ao seguir todas as diretrizes estabelecidas pelas normas de segurança, que são obrigatórias, a corporação evita receber multas trabalhistas.

4. Aumento da credibilidade

Garantir que sua empresa atenda às exigências impostas pela legislação no que diz respeito à segurança dos trabalhadores traz benefícios à imagem do negócio.

Isso acontece porque o mercado vê com bons olhos marcas que se preocupam com o bem-estar de seus trabalhadores e, obviamente, cumprem com suas obrigações diante da Lei.

Além disso, os clientes também têm, cada vez mais, se afastado de empresas que tratam os funcionários apenas como números, sem se importar com a humanização e a qualidade de vida.

Logo, se você zela pela reputação do seu negócio, implementar o GRO é vital!

5. Preservação de vidas

Por fim, é imprescindível ter em mente que é responsabilidade da empresa garantir a integridade física dos trabalhadores não por uma questão legal, mas sim, ética!

A empresa que não preserva a saúde daqueles que a fazem funcionar diariamente, não pode querer ser bem vista por investidores, parceiros e clientes.

No entanto, se seu negócio está empenhado em preservar vidas e cuidar, verdadeiramente, de quem faz parte dela, não dá para negar que esta é uma das maiores vantagens da implementação do GRO.

Portanto, contrate os serviços da Clinimed e tenha a certeza de que os programas de saúde e segurança da sua empresa estarão sendo elaborados como devem!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Post Relacionados

× Como posso te ajudar?