Entenda o que é uma consultoria em segurança do trabalho e saiba como ela funciona na prática.
A consultoria em segurança do trabalho é um serviço oferecido às empresas que tem como objetivo a orientação e suporte na área de SST.
Dessa forma, ela usa todos os recursos humanos, técnicos e materiais para emitir laudos, realizar estudos e implementar programas voltados para a saúde dos trabalhadores.
No geral, a consultoria especializada em segurança do trabalho é formada por uma equipe multidisciplinar.
Nessa equipe constam os profissionais capacitados para atuar no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT):
- Engenheiro de segurança do trabalho
- Técnico de segurança do trabalho
- Médico do trabalho
- Enfermeiro especialista em saúde ocupacional
- Auxiliar de enfermagem do trabalho
Além disso, a equipe que oferece a prestação do serviço de consultoria em segurança do trabalho pode ser formada por funcionários contratados da empresa, desde que exerçam tais atividades de forma exclusiva.
Caso não seja possível a contratação CLT da equipe do SESMT, a terceirização é a melhor solução.
Como é o trabalho de uma equipe de consultoria em segurança do trabalho?
O trabalho de uma equipe de consultoria consiste em oferecer assistência direta às empresas, garantindo adequação às leis do trabalho e o cumprimento das normas vigentes.
Para isso, documentos importantes como o laudo técnico de insalubridade e a avaliação do mapa de riscos são funções exclusivas da equipe responsável pela consultoria.
Além disso, a consultoria em segurança do trabalho também fornece suporte para a implementação de programas como a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).
De maneira simples, podemos dizer que a consultoria é apenas uma das maneiras de reduzir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais dentro das empresas.
Com ela, a integridade física e psicológica dos funcionários é garantida, melhorando assim a sua produtividade e aumentando a sua satisfação profissional como um todo.
Vantagens da consultoria em segurança do trabalho
- Redução de Custos com assistência médica e ocupacional
- Diminuição das taxas de absenteísmo
- Aumento da qualidade do trabalho
- Satisfação de toda a equipe
- Segurança de máquinas e equipamentos
- Melhora na reputação e imagem da empresa
- Aumento do lucro
- Promoção da capacitação dos trabalhadores
- Suporte integral na implementação das normas trabalhistas
- Redução dos riscos ambientais
- Proteção física e psicológica para os trabalhadores
Ao contratar uma equipe de consultoria, a empresa garante a instalação da cultura de segurança do trabalho.
Esta é fundamental para a execução de um bom trabalho, tanto dos funcionários como da equipe de gestão.
Infelizmente, o Brasil é um dos campeões em acidentes e mortes relacionadas ao trabalho, por isso o serviço de consultoria em segurança é indispensável.
Por isso, se você se preocupa com a saúde e segurança dos seus funcionários, a contratação de uma equipe de consultoria é primordial.