clinimed-logo

CLINIMED SAÚDE OCUPACIONAL

Treinamentos de Segurança do Trabalho: investimento que reduz custos

Profissionais usando capacete, colete e máscara conversam sobre os treinamentos de segurança do trabalho.

Treinamentos de Segurança do Trabalho: investimento que reduz custos

A saúde e a segurança ocupacionais são assuntos muito importantes dentro da empresa, pois são responsáveis por garantir o bem estar da equipe. Pensando nisso, treinamentos de segurança do trabalho devem ser oferecidos para orientar os colaboradores.

É preciso estar bem preparado para enfrentar potenciais riscos e saber prevenir acidentes de trabalho, mesmo que pareçam uma realidade distante. 

Para isso, além de todas as normas regulamentadoras de segurança no trabalho, existem os treinamentos de segurança. 

Quer saber mais sobre eles? Então, fique por aqui até o final!

O que é Segurança do Trabalho?

A segurança do trabalho é o setor que cuida da saúde e integridade do colaborador dentro do seu ambiente laboral, seja antes, durante ou depois de exercer a sua atividade. 

Ela é responsável por promover o bem-estar físico e mental do trabalhador e prevenir acidentes e doenças de origem ocupacional. 

A saúde e segurança do trabalho também têm o papel de auxiliar o trabalhador em sua aposentadoria e afastamento da empresa — quando necessário —, podendo oferecer condições especiais frente aos riscos aos quais foi exposto. 

Qual a importância dos Treinamentos de Segurança do Trabalho?

Os treinamentos de segurança do trabalho são atividades que ensinam os funcionários a lidar com perigos ocupacionais e a realizar a prevenção de acidentes dentro da organização.

São atividades de cunho obrigatório e que as empresas devem oferecer periodicamente, para todos os profissionais. 

Qualquer tipo de trabalho pode oferecer potenciais riscos ao trabalhador, portanto, a oferta desses treinamentos é importante para garantir a saúde e bem estar do colaborador em diferentes aspectos, permitindo que eles possam cuidar de si mesmos e também de seus colegas. 

Outra relevância dos treinamentos de segurança é regularizar a empresa diante das normas de segurança estabelecidas pelas NRs, permitindo que ela possa atuar livremente e sem oferecer grandes riscos de trabalho.

Quais são os principais Treinamentos Obrigatórios?

Programa de Conservação Auditiva ( PCA )

Tem como objetivo ensinar e alertar sobre a importância dos protetores auriculares durante trabalhos que emitam fortes sons, faíscas, farpas ou que ofereçam qualquer outro tipo de risco à audição do trabalhador.

Programa de Proteção Respiratória ( PPR )

Aqui, o trabalhador aprende a cuidar da saúde do seu trato respiratório frente aos riscos físicos, biológicos e químicos aos quais ele é exposto. É ensinado a usar equipamentos como máscaras e filtros e a sua importância.

Treinamento de Combate a Incêndio 

Imposto como obrigatório pela NR-23, o treinamento de combate a incêndio talvez seja um dos mais comuns. Ele tem como objetivo ensinar aos funcionários de uma empresa o protocolo para casos de incêndio.

Esse protocolo inclui a prestação de socorro, manejo do fogo e rotas de fuga da empresa, bem como a disposição dos extintores de incêndio.

Treinamento de Segurança com Combustíveis e Inflamáveis

Este treinamento está previsto na NR-20 e tem como objetivo orientar os colaboradores a como realizar o manejo de combustíveis e outros químicos inflamáveis, prevenindo acidentes.

Afinal, as ações internas de prevenção são fundamentais nesses casos, devido ao grau elevado de periculosidade dessas substâncias.

Equipamento de Proteção Individual ( EPI )

O uso dos equipamentos de segurança é o primeiro passo para garantir a segurança no trabalho. É fundamental ter noção dos equipamentos que devem ser usados para se proteger e, para isso, existe a NR-06. 

Toda empresa é alertada sobre os riscos que apresenta para o seu funcionário e sabe quais equipamentos de proteção deve oferecer, além disso, a fiscalização e substituição desses acessórios deve ser feita regularmente.

Como os Treinamentos ajudam a reduzir custos na empresa?

Se você já precisou ser atendido por um médico particular sabe que os custos não são baixos! Agora, pense em toda uma equipe de funcionários precisando de assistência médica devido a um acidente de trabalho. 

Com certeza não sairá barato!

Mas essa não é a única vantagem do treinamento de segurança do trabalho para as empresas, existem diversos outros meios de reduzir custos ao investir nesse método de prevenção. 

Veja:

Redução de assistências médicas e indenizações

Se uma instituição é responsável por seu funcionário e este sofre um acidente de trabalho, a empresa precisará arcar com alguns custos importantes para restabelecer a saúde do colaborador. 

Mas, se o treinamento adequado for dado, as chances de que esse funcionário sofra um acidente de trabalho caem pela metade. Se associadas a medidas preventivas, esses números podem até mesmo atingir níveis mínimos. 

Além disso, as chances de que a empresa seja obrigada a pagar indenizações ao seu funcionário diminuem, dessa forma, também são reduzidos os gastos.

Prevenção de acidentes

Acidentes ocupacionais geram grandes gastos para a empresa, que precisará realizar manutenções, regulações e revisar todos os seus processos após a ocorrência. 

Tudo isso, em um curto período de tempo, custa caro para as reservas de emergência e lucros mensais, podendo até mesmo deixar o negócio com dívidas. 

Ao realizar uma boa prevenção de acidentes a organização é capaz de estabelecer planos e salvar uma quantia para situações de emergência que possam vir a ocorrer. 

Ainda mais importante é a chance de poder realizar as manutenções e adaptações necessárias para que esses acidentes ocupacionais não ocorram ou, pelo menos, sejam pouco comuns. 

Diminuição do risco de afastamentos 

Um funcionário afastado é uma perda significativa para um empreendimento, qualquer que seja o seu porte, e se for devido a um acidente ocupacional a preocupação é ainda maior. 

A diminuição da produtividade e a queda de desempenho são consequências de um afastamento por acidente de trabalho, salvo os prejuízos secundários, como indenizações. Para evitar tudo isso, um bom treinamento de segurança serve perfeitamente. 

Ele será capaz de reduzir, de maneira satisfatória, o número de funcionários afastados e, de tal modo, manter a empresa em boas condições trabalhistas. 

Conformidade legal 

Se você possui um negócio e uma equipe de funcionários sabe que algumas medidas de segurança do trabalho são obrigatórias e que, se não forem cumpridas, podem gerar multas para a empresa. 

Convenhamos que não é isso que queremos, certo?

Por isso, estar em dia com as regulamentações obrigatórias é importante e poupará a empresa de outros gastos como multas, indenizações e restrições. 

O investimento em segurança do trabalho é muito menor e mais benéfico quando comparado aos possíveis desafios e problemas que podem ser enfrentados ao não cumprir as regras. 

Portanto, invista na segurança do seu time. 

Comece escolhendo um bom parceiro para te ajudar nesse processo, conheça os serviços da Clinimed, expert em saúde ocupacional.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Post Relacionados

× Como posso te ajudar?