clinimed-logo

CLINIMED SAÚDE OCUPACIONAL

9 Dicas de ergonomia para empresas promoverem o bem-estar

Os alongamentos são uma das melhores dicas de ergonomia. Mulher alongando entre uma atividade e outra no trabalho.

9 Dicas de ergonomia para empresas promoverem o bem-estar

Confira as melhores dicas de ergonomia para colocar em prática na sua empresa ainda hoje e promover o bem estar de toda a equipe.

As melhores dicas de ergonomia são aquelas que concentram-se em evitar lesões e prejuízos à saúde e segurança dos trabalhadores.

No geral, garantir a ergonomia no ambiente de trabalho é fundamental para o bem estar e qualidade de vida de todos, independente das funções serem ou não consideradas arriscadas.

Porém, muitos gestores acreditam que isso só é possível investindo alto em soluções mirabolantes ou de custo elevado, o que é uma inverdade.

Felizmente existem práticas simples e objetivas que  promovem a cultura de ergonomia no trabalho, devendo serem adotadas em todas as empresas.

Por isso, confira a seguir as melhores dicas de ergonomia para começar a aplicar ainda hoje na sua empresa: 

1- Ofereça assentos e mesas de trabalho ergonômicas 

Independente do trabalho ser híbrido, presencial ou home office é fundamental evitar a postura incorreta, que pode trazer episódios recorrentes de dores nas costas, por exemplo.

Dessa forma, a empresa deve providenciar móveis ergonômicos para a execução do trabalho, ou seja, as mesas e cadeiras precisam ser ajustáveis e estar em conformidade com o Inmetro.

2- Incentive pausas e alongamentos entre uma atividade e outra 

Esta dica é importantíssima para aquelas funções que realizam movimentos repetitivos durante a maior parte do tempo.

O ideal é que o empregador dê o exemplo e conscientize os funcionários sobre a importância dos alongamentos e pausas nos postos de trabalho.

3- Beba água

A hidratação é essencial para o controle da temperatura e pressão arterial, sobretudo em atividades que liberam maior produção de suor, como os trabalhos físicos ou aqueles realizados sob o sol.

Para que a equipe não sinta os efeitos da desidratação no decorrer do dia, um bebedouro filtrado precisa ser disponibilizado e ficar ao alcance de todos.

Além disso, optar por fontes de água gelada ou mantê-las em baixa temperatura é um pequeno passo que faz toda diferença na satisfação geral dos funcionários no dia a dia.

4- Considere o revezamento de posições no trabalho

Trabalhar em pé várias horas por dia pode lesionar os músculos e ossos da região cervical, o que pode provocar o aparecimento dos distúrbios osteomusculares.

O mesmo pode ser dito para quem trabalha sentado na maior parte do tempo. Nestes casos, o revezamento das posições de trabalho é uma ótima dica.

Para isso, a empresa precisa incentivar a troca de posições, ou seja, deve estimular um trabalho flexível que possa ser executado tanto de maneira sentada como em pé.

5- Permita o trabalho híbrido 

O trabalho híbrido é uma das formas de promover a ergonomia dos trabalhadores, pois ele tem as suas vantagens e desvantagens.

Nesse sentido, é necessário deixar claro para o trabalhador(a) que se esta opção for a melhor para o seu caso, está tudo bem.

Trabalhar em casa é vantajoso em algumas situações, mas em outras, o trabalho presencial é fundamental, por isso  o modelo híbrido aparece como a melhor opção.

6- Promova hábitos de vida saudáveis dentro da empresa

Cuidar da alimentação está entre as principais dicas para incentivar a ergonomia na equipe, afinal os alimentos têm um impacto significativo na saúde.

Por isso, oferecer alimentos saudáveis como frutas, suco natural, lanches ricos em proteínas ou pães integrais pode ajudar muito.

Nos casos em os trabalhadores almoçam dentro da empresa, é necessário construir um cardápio variado, rico em legumes e vegetais e livre de alimentos ultra processados ou ricos em gordura.

7- Controle o estresse da equipe 

O estresse é um acontecimento natural do organismo, ou seja, por mais simples que seja uma atividade, ele acaba surgindo, principalmente nos momentos de tensão.

Sendo assim, controlar o estresse ou criar um ambiente propício para a sua redução mostra-se uma boa dica para instalar um ambiente de trabalho ergonômico na empresa.

Algumas soluções inteligentes para isso são promover o contato com a natureza nos intervalos do trabalho, adquirir equipamentos como cadeiras de massagem ou criar uma sala de jogos e leitura.

8- Tenha cuidado com a iluminação e a posição de computadores e notebooks 

A iluminação inadequada do ambiente influencia diretamente nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

O mesmo acontece com as altas temperaturas mesmo a posição errada de máquinas e equipamentos, como notebooks e computadores.

Então, é preciso fornecer alternativas que estimulem a ventilação natural e promovam a correta iluminação. Já as máquinas devem  ficar em posições anatômicas confortáveis, ou seja, ao alcance dos olhos.

9- Contrate um serviço de especializado em análise ergonômica

A análise ergonômica é crucial para manter a produtividade no trabalho e impedir a ocorrência de problemas de saúde, como lesões por esforço repetitivo ou dores nas costas.

Com ela, a empresa recebe um laudo de tudo aquilo que está errado em relação a ergonomia da equipe, assim como as propostas para a resolução de cada questão.

Portanto, contratar uma equipe especialista no assunto  é a melhor maneira de garantir um local de trabalho produtivo e seguro.

Conheça o serviço de análise ergonômica da Clinimed.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Post Relacionados

× Como posso te ajudar?