clinimed-logo

CLINIMED SAÚDE OCUPACIONAL

Poluição do Ar no Trabalho: Saiba o Que a Sua Empresa Pode Fazer para Garantir um Ambiente Saudável aos Empregados

Trabalhadores em uma fábrica, cuja atividade emite gases poluentes, para representar uma situação de poluição do ar no trabalho.

Poluição do Ar no Trabalho: Saiba o Que a Sua Empresa Pode Fazer para Garantir um Ambiente Saudável aos Empregados

Para evitar a poluição do ar no trabalho, a empresa deve seguir as normas de Higiene Ocupacional, garantindo ao trabalhador um ambiente saudável. Além disso, o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é fundamental, quando combinado com uma engenharia ambiental eficaz, que inclui locais bem ventilados e controle rigoroso da exposição a agentes químicos.

A poluição de ar é uma questão relevante para todo o meio ambiente, em decorrência da poluição atmosférica que o mundo sofre atualmente, o que é um problema. 

Conforme indicado pela a Organização Mundial da Saúde (OMS),  a poluição do ar pode é responsável por várias doenças. Causam irritação nos olhos e problemas de saúde oculares, dores de cabeça, doenças respiratórias, derrames, doenças cardíacas, infecções respiratórias e até câncer.

O adoecimento do trabalhador no ambiente de trabalho, que é um dos efeitos da poluição, pode acarretar diversos problemas para a empresa, incluindo questões legais perante a justiça e as autoridades de fiscalização. Por esse motivo, além de ser uma responsabilidade moral, prevenir a poluição do ar é uma obrigação da empresa expressa em lei.

Além disso,  é fundamental ressaltar que o ambiente de trabalho saudável tem um impacto positivo direto na produtividade e no desempenho dos funcionários. Isso ocorre porque, quando o local promove a saúde e o bem-estar, os funcionários tendem a se ausentar menos devido a doenças e são capazes de executar suas tarefas de maneira mais eficaz.

Principais Causas da Poluição do Ar no Ambiente de Trabalho

A poluição no ambiente de trabalho pode ter origem em diversas fontes. Inicialmente, com a presença de poluentes na atmosfera, tais como dióxido de enxofre e  monóxido de carbono, resultado de várias atividades industriais e processos de produção, bem como da queima de combustíveis fósseis como carvão e petróleo.

Além disso,  muitos problemas respiratórios ocupacionais têm origem na inalação de substâncias aerodispersas nocivas no ambiente de trabalho, como poeira, fumaça, vapores químicos e partículas finas. Esses  elementos causam danos significativos às vias respiratórias dos funcionários, podendo incluir agentes cancerígenos, como amianto, sílica, benzeno, níquel e cromo.

Por fim, mesmo em ambientes que aparentemente são seguros, como escritórios e repartições, é essencial manter um cuidado constante com a qualidade do ar, especialmente quando são utilizados sistemas artificiais de ventilação, como o ar condicionado e climatizadores, os quais devem ter seus filtros trocados regularmente.

Como evitar a poluição do ar no trabalho?

A regulamentação do trabalho estabelece níveis máximos de exposição a agentes prejudiciais para os trabalhadores. Portanto, o primeiro passo para prevenir a poluição do ar no ambiente de trabalho é realizar uma avaliação de riscos  presentes no ambiente, para garantir que os valores estejam em conformidade com os limites de tolerância estabelecidos por lei.

A avaliação de agentes químicos é importante na fundamentação de programas destinados a melhorar a qualidade de vida no trabalho. Essa avaliação deve ser conduzida por uma equipe técnica especializada em Higiene Ocupacional, que possua à sua disposição equipamentos adequados, como Bombas Gravimétricas, Coletores Instantâneos de Gases e Monitores Passivos.

Além disso, o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é fundamental, quando combinado com uma engenharia ambiental eficaz, que inclui locais bem ventilados e controle rigoroso da exposição a agentes químicos. Isso garante uma camada adicional de proteção para os trabalhadores, mitigando os riscos ocupacionais.

Avaliar a intensidade da exposição aos agentes de riscos ambientais aos quais os funcionários estão expostos dentro das empresas é essencial para garantir ambientes de trabalho saudáveis e para cumprir as regulamentações trabalhistas e previdenciárias. Isso não apenas protege a saúde dos trabalhadores, mas também pode resultar em redução de custos para a empresa.

A Clinimed é uma empresa especializada em Saúde e Segurança do trabalho, e dispõe de todas as ferramentas para realizar um Programa de Higiene Ocupacional de alta qualidade na sua empresa! Conte com a experiência de quem tem anos de mercado e já atendeu mais de 1.500 empresas em todo o território nacional para garantir a saúde dos seus trabalhadores.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Post Relacionados

× Como posso te ajudar?