clinimed-logo

CLINIMED SAÚDE OCUPACIONAL

eSocial com Certificado Digital: você sabe como funciona?

eSocial com Certificado Digital: você sabe como funciona

eSocial com Certificado Digital: você sabe como funciona?

Quem é empreendedor sabe — ou pelo menos deveria saber —  a importância de cumprir as obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias. Para tanto, entender o funcionamento do eSocial com Certificado Digital é imprescindível.

Afinal, o método permite que tudo seja realizado de forma mais ágil, eficiente e segura, otimizando o processo completo.

Se antes todo envio de documentação, informações e preenchimento de formulários era lento e descentralizado, hoje, é necessário apenas acessar a internet e, com poucos cliques, tudo está resolvido!

De tal modo, entender o funcionamento dessa operação é fundamental se você deseja estar em dia com a fiscalização sem precisar perder tempo.

Portanto, confira o post na íntegra e descubra tudo o que precisa sobre o assunto!

Primeiro, o que é o eSocial?

Basicamente, o eSocial é uma plataforma digital que tem a missão de unificar e facilitar a comunicação entre as empresas empregadoras e o Governo

Através deste sistema, é possível enviar e trocar informações relevantes sobre os colaboradores da organização e atender às solicitações dos órgãos governamentais competentes.

Instituído em 2014, a partir do decreto nº 8373/2014, o eSocial surgiu de uma ação conjunta entre a Secretaria da Receita Federal do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social e o Ministério do Trabalho.

Desde que foi implementada, a plataforma permite que todos os documentos sejam enviados de maneira digital, ficando armazenados e centralizados, o que facilita os cadastros e o acesso a informações importantes da empresa.

Por que o eSocial é relacionado ao Certificado Digital?

Para acessar o eSocial é preciso fazer uso do Certificado Digital, o qual permite que os dados sejam transmitidos de maneira digital, garantindo que a empresa ou o empregador doméstico — pessoa física ou jurídica — tenham segurança ao lidar com o Portal.

O Certificado Digital é aplicado para realizar o envio do eSocial, o que acontece através da tecnologia conhecida como criptografia, que permite identificar os responsáveis e titulares.

Com isso, a autenticação dos documentos enviados ganha validade jurídica e é capaz de garantir a veracidade e a segurança dos processos realizados na plataforma.

Vale ressaltar que o envio dos eventos do eSocial utilizando o sistema próprio de gestão de folha presente em escritórios de contabilidade, por exemplo, não mudou. 

Além disso, a declaração do Imposto de Renda também foi simplificada ao utilizar o Certificado Digital, pois foi desburocratizada devido à facilidade de contar com um sistema totalmente integrado.

Conheça a contribuição do Certificado Digital para o eSocial

O eSocial com Certificado Digital oferece uma série de vantagens e dentre as mais importantes podemos citar:

1. Otimização

Usar o Certificado Digital para autenticar o acesso ao Portal do eSocial permite que todo o processo seja realizado de forma mais rápida e funcional. 

Isso porque, não é mais preciso que o contribuinte faça o cadastro e o preenchimento de várias guias e formulários separadamente.

Em adição, todos os documentos podem ser armazenados em arquivos de computador, eliminando a necessidade de espaço físico para organizar pilhas de papéis.

2. Economia

Outro ponto positivo é a economia quanto a impressão de papéis, deslocamento para autenticação em cartório, correção de erros e diminuição na demanda logística como um todo.

O processo completo acontece de forma digital e pode ser acessado novamente para ser corrigido, sem nenhum gasto adicional.

3. Segurança

Por último, a certificação digital ainda conta com o respaldo de chaves criptografadas que efetivam a segurança das informações e a autenticação dos documentos cadastrados.

Assim, o eSocial com Certificado Digital transmite dados com chances reduzidas de vazamento de informações e erros humanos.

Quais são os principais tipos de Certificado Digital?

Para terminar, é importante saber que existem diferentes tipos de Certificados Digitais e eles acontecem com os tipos A de assinatura digital.

Tal categoria é indicada para assinar documentos ou transações com identificação do titular e validação das operações realizadas.

O certificado oferece uma validação jurídica que equivale à assinatura tradicional física e pode ser usado para diversos fins. Dentro do tipo A estão dois formatos mais recomendados para esse caso, o A1 e o A3.

No entanto, cabe à empresa identificar qual modelo é melhor para o seu caso, pois ambos apresentam vantagens e desvantagens, contando com suas próprias características.

Portanto, agora que você já sabe como funciona o eSocial com Certificado Digital, está claro que a ferramenta visa desburocratizar e agilizar os processos relacionados às responsabilidades legais da empresa.

De tal modo, prestar contas e estar em dia com as obrigações fiscais, sociais, previdenciárias e trabalhistas é muito mais fácil e rápido. Além, é claro, de ser mais seguro, organizado e economizar tempo e dinheiro.

A tecnologia realmente chegou para ficar e, por isso, se manter informado quanto às atualizações é vital!

Continue se informando, leia mais:

Multas do eSocial começam em Janeiro: Saiba quais são

Eventos SST: quais são os eventos e prazos no eSocial?

NR-5 atualizada: Veja o que mudou na CIPA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Post Relacionados

× Como posso te ajudar?