As normas de higiene ocupacional têm como objetivo ditar procedimentos e critérios para a avaliação e identificação de riscos no ambiente de trabalho. Elas visam incentivar a adoção de medidas preventivas e garantir uma atmosfera ocupacional mais segura e saudável.
As onze normas de Higiene Ocupacional estabelecidas pela Fundacentro guiam empresas e profissionais de segurança do trabalho na tarefa de adequar as atividades e espaços ocupacionais às normas regulamentadoras.
Neste artigo, conheceremos as normas de higiene ocupacional e como aplicá-las. Confira!
Qual o conceito de Higiene Ocupacional?
A higiene ocupacional é uma área da saúde e segurança ocupacional que tem como objetivo a identificação, avaliação e controle de riscos ambientais e físicos nos locais de trabalho.
Isso inclui substâncias químicas, agentes biológicos, ruído, vibração, radiação, temperatura, umidade, e outros fatores que podem afetar a saúde e bem-estar dos trabalhadores.
A higiene ocupacional ajuda a prevenir doenças e acidentes de trabalho, além de promover um ambiente de trabalho seguro e saudável.
O que são e para que servem as Normas de Higiene Ocupacional?
As normas de higiene ocupacional compõem uma série de normativas técnicas que têm o objetivo de estimular a adoção de medidas preventivas dentro das empresas, estipulando procedimentos e critérios de identificação, avaliação e controle de riscos ocupacionais.
Essas normas têm embasamento em outras normas de alcance internacional, assim, é possível dizer que, em todo o mundo, há determinada padronização em relação à higiene ocupacional.
Composta de 11 itens, essas normas se dirigem, principalmente, a gerenciadores e coordenadores de empresas, bem como a profissionais da área de saúde e segurança do trabalho, que são responsáveis pelas avaliações determinadas.
Elas servem para guiar a tomada de decisão dentro das empresas e implementar medidas de prevenção a acidentes e doenças ocupacionais, a partir de uma análise específica dos riscos presentes.
Dessa forma, a melhor maneira de evitar e controlar determinados riscos ocupacionais está descrita dentro das onze normas de higiene ocupacional redigidas pelo Fundacentro.
Quantas e quais são as Normas de Higiene Ocupacional?
Dispondo sobre os diferentes ambientes de trabalho e atividades ocupacionais que podem oferecer risco ao trabalhador, 11 normas de higiene ocupacional são:
NHO 01: Avaliação da exposição ocupacional ao ruído
As 41 páginas da NHO 01 dizem respeito à avaliação do ambiente e situação ocupacional quando há exposição ao ruído, que pode oferecer potencial risco de surdez e problemas auditivos.
A norma estabelece os cálculos necessários para estimar o risco presente e o nível de comprometimento de saúde oferecido.
NHO 02: Método de ensaio: análise qualitativa da fração volátil em colas, tintas e vernizes por cromatografia gasosa
Em reformulação desde 2017, a NHO 02 traz informações sobre as análises qualitativas da fração gasosa e volátil de substâncias químicas como colas e tintas e o seu impacto para a saúde.
NHO 03: Método de ensaio: análise gravimétrica de aerodispersóides sólidos coletados sobre filtros de membrana
Com maior enfoque em prevenir doenças respiratórias originadas pela inalação de poeiras e afins, a NHO 03 estabelece medidas de controle e verificação da sua eficiência através de testes de coleta de massa no ar.
NHO 04: Método ensaio: método de coleta de análise de fibras em locais de trabalho
Essa norma descreve um método padrão para a realização de coleta e análise de fibras suspensas no ar que podem, involuntariamente, ser inaladas e causar grandes problemas para a saúde. Alguns exemplos são amianto, fibras de vidro e fibras cerâmicas.
NHO 05: Procedimento técnico: avaliação da exposição ocupacional aos raios X nos serviços de radiologia
Destinada aos médicos e radiologistas, essa norma dita o procedimento de levantamento radiométrico de salas de raio x, buscando diagnosticar a quantidade de radiação emitida e o seu potencial nocivo.
NHO 06: Procedimento técnico: avaliação da exposição ocupacional ao calor
Com o objetivo de avaliar a exposição ocupacional à fontes de calor, a NHO 06 traz procedimentos técnicos específicos que buscam identificar atividades que geram sobrecarga térmica, causando danos graves à saúde.
NHO 07: Procedimento técnico: calibração de bombas de amostragem individual pelo método bolha de sabão
Avaliando a calibração e a vazão de bombas, essa norma estabelece um método eficiente para identificar a exposição a agentes químicos que devem ser controlados.
NHO 08: Procedimento técnico: calibração de material particulado sólido suspenso no ar de ambientes de trabalho
Essa norma procura instruir o profissional a realizar a coleta de material particulado presente no ambiente e analisá-lo de acordo com o seu potencial patogênico.
NHO 09: Procedimento técnico: avaliação da exposição ocupacional a vibração de corpo inteiro
A NHO 09 estabelece critérios e procedimentos para a avaliação das vibrações de corpo e a possibilidade de surgimento de doenças a partir desta condição. As vibrações de corpo inteiro podem gerar doenças ósseas e musculares, além de provocar dores fortes em todo o corpo.
NHO 10: Procedimento técnico: avaliação da exposição ocupacional a vibração de mão e braços
Estabelece critérios e procedimentos para avaliação da exposição ocupacional às vibrações em mãos e braços que impliquem risco à saúde do trabalhador.
NHO 11: Procedimento técnico: avaliação dos níveis de iluminação em ambientes internos de trabalho
Diz respeito sobre critérios e procedimentos para avaliação dos níveis de iluminação em ambientes internos, indica os principais parâmetros que interferem nos aspectos quantitativos e qualitativos relacionados à iluminação interna dos ambientes de trabalho.
Como garantir a conformidade com as Normas de Higiene Ocupacional?
Manter-se em dia com todas as normas de higiene ocupacional pode ser um desafio, diante de tantas avaliações e análises que precisam ser feitas. Por isso, o ideal é que você esteja bem amparado por uma equipe profissional que possa cuidar de todas as etapas para a sua empresa.
Um profissional de saúde e segurança do trabalho poderá fazer as análises requisitadas e sugerir medidas que podem ser adotadas na empresa para diminuir riscos e minimizar os efeitos nocivos da atividade.
Dessa forma, ao cumprir as recomendações corretamente e seguir as solicitações do profissional, sua empresa estará em dia com as normativas, evitando e minimizando os riscos ocupacionais.
Além disso, uma assistência personalizada oferecerá o melhor para que a sua empresa cumpra prazos e obrigações caso haja mudanças e atualizações nas normas regulamentadoras.
Procure quem cuide de você!
Conheça os serviços de Saúde e Segurança do Trabalho da Clinimed.