Quando falamos sobre bem-estar no meio ambiente de trabalho, logo podemos pensar em medidas de controle com as estabelecidas na NR 18, segurança em soldagem e corte. Essas regras servem para proteger a vida e manter a integridade dos colaboradores durante o exercício da sua profissão.
Além de servir para regularizar a atividade e garantir a segurança, a NR 18 também estabelece medidas como a criação da CIPA, implantação do PGR e medidas de prevenção obrigatória. Vamos entender mais sobre a NR 18 e qual a sua importância para a saúde e segurança no trabalho.
O que é a NR 18?
A norma regulamentadora 18 impõe regras sobre a atividade administrativa de planejamento da construção civil e do trabalho na indústria, determinando as condições ideais para o exercício das atividades.
Ela tem o objetivo de implementar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos realizados durante o trabalho. Para cada atividade exercida em uma obra, a NR 18 aponta atitudes, procedimentos e dispositivos que merecem atenção para garantir a segurança dos trabalhadores.
Entretanto, as mesmas diretrizes referentes a soldagem e corte também se aplicam à indústria.
Após a atualização, ela passou a ser dividida em 38 capítulos, que incluem especificações sobre cada tipo de atividade. Sob regime CLT todas as atividades dos seguintes ramos devem seguir e respeitar as normas de NR 18:
- Demolição;
- Pintura;
- Reparo;
- Limpeza;
- Manutenção de edifícios;
- Manutenção de obras e urbanização.
Qual a importância desta norma regulamentadora?
A NR 18 tem grande importância, principalmente para os canteiros de obra e indústrias que, geralmente, oferecem maiores riscos aos trabalhadores. Os papéis mais importantes dessa norma são:
Reduzir o número de acidentes de trabalho
Acidentes de trabalho na indústria e na construção civil tendem a ser mais graves e são potencialmente perigosos, podendo até mesmo levar a óbito. Por esse motivo, prevenir e mitigar os riscos ocupacionais nesses ambientes é tão importante.
Reduzir custos
Ocorrências de acidentes ocupacionais geram gastos significativos para a empresa, por isso, evitá-los também é uma maneira de economizar recursos e reduzir custos com pagamentos de seguros, indenizações e multas.
Aumentar a produtividade
Garantir a segurança e minimizar riscos também é uma forma de aumentar a produtividade da sua equipe, uma vez que os trabalhadores se sentirão confortáveis para exercer suas atividades.
Manter a regulamentação
Sendo de caráter obrigatório, o descumprimento dessa norma também pode prejudicar a empresa e o trabalho de diversas formas. No ramo da construção civil pode, inclusive, impedir que a obra siga adiante.
Estabelecer a obrigatoriedade de outros programas de prevenção
A NR 18 também é responsável por garantir a prevalência e surgimento de outros programas de prevenção como a CIPA e o PGR, fazendo com que toda atividade regulamentada tenha que passar por diversas avaliações e adotar um método de prevenção de riscos.
Qual o papel da CIPA?
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, CIPA, tem o objetivo de estabelecer uma vigilância interna em saúde e segurança do trabalhador. Cabe a ela:
- Elaborar mapa de riscos;
- Discutir acidentes;
- Alertar a empresa sobre possíveis riscos;
- Organizar reuniões de segurança e saúde.
Além dessas atribuições, a CIPA possui diversas atividades dentro da empresa e deve ser estabelecida, integrada por representantes da empresa e dos funcionários e colaboradores.
Qual o papel do PGR?
O Programa de Gerenciamento de Riscos é outra obrigatoriedade imposta pela norma regulamentadora. Ele tem como objetivo documentar e gerenciar os riscos ocupacionais presentes, bem como dar embasamento à elaboração de medidas preventivas.
O PGR deve ser composto de dois documentos básicos:
- Inventário de riscos ocupacionais: responsável por identificar e avaliar os riscos presentes;
- Plano de ação: documenta as medidas preventivas a serem introduzidas, melhoradas ou mantidas no programa de prevenção a acidentes.
Para trabalhos com grande exposição a riscos, como os citados na NR 18, a elaboração do PGR é de grande importância e não deve ser negligenciada.
O que a NR 18 diz sobre a atividade de soldagem e corte?
De acordo com a norma regulamentadora, considera-se trabalho a quente atividades de soldagem, goivagem, esmerilhamento, corte ou outras que possam gerar fontes de ignição tais como aquecimento, centelha ou chama.
Para estas atividades, é preciso realizar a análise de riscos, capacitar o trabalhador para o combate a incêndios, garantir um ambiente de trabalho seguro e fiscalizar regularmente a atividade.
Eliminar riscos de explosão e intoxicação do colaborador também são atribuições para as atividades de corte e soldagem. O uso de medidas de contenção e dispersão de gases, bem como o uso de EPIs respiratórios são as principais medidas.
Quais são as indicações específicas para a atividade?
A norma regulamentadora 18 impõe algumas indicações específicas para as atividades de corte quente e solda, são elas:
Remoção de fumos por ventilação
Para atividades de solda ou corte envolvendo chumbo, zinco ou materiais revestidos por cádmio, é obrigatória a remoção do fumo produzido através de ventilação exaustora.
Isolamento de dispositivos
Para evitar choque, os dispositivos utilizados para o manuseio de eletrodos devem ser devidamente isolados. Além disso, os equipamentos devem ser aterrados e as ferramentas, mantidas à distância de óleos, graxas e umidades.
Utilização de anteparo
Para proteger os trabalhadores vizinhos, devem ser usadas proteções adequadas de origem incombustível.
Controle e cuidado específico com gases
As mangueiras devem possuir mecanismos reguladores que impeçam o retrocesso de chamas no cilindro e maçarico, além disso, é proibida a presença de materiais inflamáveis e de potencial explosivo perto do gás.
Outra importante regra é o estabelecimento de medidas de segurança e proteção contra envenenamento e intoxicação pelos gases produzidos. Neste caso, indica-se o uso de EPI adequado.
Mantenha seu trabalho em dia com a NR 18
As obrigatoriedades impostas pela norma regulamentadora 18 são essenciais para garantir a saúde e segurança de todos e manter as atividades em dia com todas as leis trabalhistas.
Lembre-se de estabelecer a criação da CIPA e do PGR na sua empresa e estimular o uso de EPI, além de oferecer treinamento adequado aos seus trabalhadores sobre os cuidados básicos para o exercício da função, garantindo que eles também possam cuidar, individualmente, da sua segurança.
Não se esqueça de procurar cumprir todas as especificações, dessa forma, você evitará acidentes e terá bons resultados.
Confie em quem entende do assunto, conheça os serviços da Clinimed Saúde Ocupacional e garanta o cumprimento de todas as normas regulamentadoras!