CLINIMED SAÚDE OCUPACIONAL

Como reduzir acidentes de trabalho na minha empresa?

Mulher usando equipamentos de proteção individual no trabalho. O uso dos EPIs são um bom exemplo de como reduzir acidentes de trabalho.

Como reduzir acidentes de trabalho na minha empresa?

Existem várias maneiras de como reduzir  acidentes de trabalho em uma empresa. Conheça as principais delas neste conteúdo.

Para reduzir os acidentes de trabalho a empresa deve respeitar as leis e normas trabalhistas vigentes no Brasil.

Além disso, é preciso controlar e prevenir a incidência de doenças ocupacionais, que é uma prática fundamental para a qualidade de vida dos trabalhadores.

Contudo, evitar acidentes de trabalho requer conhecimento amplo sobre o local de trabalho e comprometimento por parte dos administradores e gestores.

Por isso, confira a seguir 10 formas de prevenir acidentes de trabalho na sua empresa e promover o bem estar de toda a equipe.

1- Respeite as normas regulamentadoras do trabalho 

As normas regulamentadoras do trabalho estabelecem as obrigações e deveres da empresa para garantir a saúde da equipe de trabalho.

Nesse sentido, cumpri-las corretamente é a garantia de redução do risco de acidentes e das doenças ocupacionais.

No Brasil, a NR-17 é a principal norma regulamentadora no trabalho, responsável por garantir condições satisfatórias para a saúde ocupacional.

2- Forneça equipamentos de proteção individual (EPIs)

O uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) são indispensáveis para prevenir os acidentes de trabalho.

De acordo com a NR-17 cada empresa precisa fornecer os equipamentos de proteção individual necessários para os seus funcionários.

Além disso, é muito importante que a equipe seja instruída e bem orientada sobre como usar cada equipamento ou acessório.

3- Disponibilize equipamentos de segurança coletivos (EPCs)

Assim como os EPIs, os equipamentos de proteção coletivos (EPCs) precisam estar ao alcance de todos.

Na prática, a empresa deve seguir as orientações da NR-4 e NR-9, as principais normas regulamentadoras para este assunto.

Alguns exemplos de equipamentos de proteção coletiva são os sinalizadores, sistemas de combate a incêndio, ventiladores, guarda-corpos, corrimãos, elevadores entre vários outros.

4- Gerencie as situações de risco 

O acidente de trabalho é uma consequência imprevisível, ou seja, mesmo adotando as melhores práticas de segurança, existem atividades muito arriscadas.

Dessa forma, as situações de risco precisam ser controladas e reduzidas pela empresa, garantindo a segurança de todos.

Em resumo, a gestão e avaliação de riscos deve ser prioridade na empresa e permite reduzir ao máximo as chances de tragédias e fatalidades.

5- Tenha uma equipe de comissão interna de prevenção de acidentes

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma equipe formada por administradores e funcionários da empresa.

O papel da CIPA na redução de acidentes acontece através da investigação, análises e adoção de um plano de prevenção de acidentes.

De acordo com o Ministério do Trabalho, em média uma pessoa morre no Brasil a cada 3 horas e 40 minutos em decorrência de algum tipo de acidente de trabalho.

Todavia, mais da metade dessas mortes podem ser evitadas pelas ações promovidas pela CIPA, que deve existir em toda empresa com mais de 20 funcionários.

6- Promova treinamentos em segurança do trabalho 

No ambiente de trabalho, os treinamentos são fundamentais para uma correta abordagem e iniciativa diante de uma anormalidade.

Em geral, os treinamentos em segurança do trabalho orientam e capacitam a equipe para lidar com situações fora de controle.

Mas não é só isso, os treinamentos têm como principal objetivo a prevenção de acidentes, já que ensinam como usar os equipamentos corretamente e quais os cuidados necessários na execução de uma atividade de risco.

7- Mantenha o local de trabalho limpo e organizado

Dependendo do tipo de setor em que a empresa trabalha, é comum que o ambiente de trabalho fique desorganizado e sujo com mais facilidade.

Entretanto, essas situações contribuem diretamente para a ocorrência de acidentes, prejudicando empregador e empregado.

Para que isso não ocorra, a limpeza diária deve acontecer, assim como a organização de equipamentos, produtos e máquinas.

8- Sinalize as áreas de risco e saídas de emergência

A sinalização da empresa é decisiva no controle de acidentes de trabalho, pois evita a falta de orientação e localização da equipe.

Além disso, a falta de sinalização é uma penalidade prevista na NR-26, que pode gerar multas e autuações pelos órgãos fiscalizadores.

Então, todas as áreas de risco devem ser claramente expostas e sinalizadas. Já as saídas de emergência devem ficar visíveis e ao alcance de todos.

9- Comunique qualquer incidente ao responsável pela equipe de segurança do trabalho

Os incidentes não são acidentes, eles são qualquer fato ou insurgência anormal no ambiente de trabalho que possa futuramente prejudicar a segurança e saúde da equipe.

Nesse sentido, eles devem ser comunicados diretamente à equipe de segurança do trabalho, que vai analisar e estudar cada caso.

Esta é a melhor forma de evitar o surgimento de novos riscos e consequentemente evitar a geração de mais acidentes.

10- Contrate um programa de segurança do trabalho 

Contratar um programa de segurança do trabalho faz com que a empresa fique bem amparada e orientada sobre como proceder e garantir a segurança dos trabalhadores.

Todavia, um programa de segurança do trabalho traz muitas vantagens para a empresa como:

  • Aumento da produtividade
  • Redução do pagamento de indenizações e gastos com assistência ao trabalhador acidentado(a)
  • Satisfação da equipe
  • Aumento da atração de novos talentos 
  • Clima organizacional positivo
  • Qualidade na execução do trabalho
  • Valorização da imagem da empresa 
  • Inovação e pioneirismo na área de segurança e prevenção.

Portanto, um programa de segurança do trabalho é a garantia de um ambiente laboral seguro, organizado e bem gerenciado, refletindo sobre a saúde de qualquer trabalhador(a).

Conheça os programas de segurança do trabalho da Clinimed!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Post Relacionados

× Como posso te ajudar?