Em toda empresa, a prevenção de acidentes de trabalho é uma das medidas mais importantes a serem tomadas, demandando a atenção de profissionais de diversas áreas, como engenharia de segurança e medicina do trabalho.
Mas, será que você sabe qual é o melhor método para prevenir acidentes? Aliás, será que ele existe?
Nesse sentido, a análise de causas raízes é a metodologia que mais se destaca, pois se baseia na identificação da origem do problema, sendo capaz de guiar as medidas de proteção coletiva e valorização do trabalhador.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira as próximas linhas deste post!
O que é a Análise de Causas Raízes?
A análise de causa raiz — ou RCA — é um método utilizado para identificar a origem de um problema, ou seja, aquilo que desencadeia uma situação de risco no ambiente de trabalho.
Essa estratégia se baseia na ideia de que a prevenção é sempre mais efetiva quando a causa do problema é tratada logo na raiz.
Em outras palavras, a intenção da metodologia é eliminar fatores que podem levar a casos de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho, por exemplo, ocasionados por problemas subjacentes.
Além disso, essa análise é capaz de mostrar pontos fracos da estrutura organizacional, os quais podem vir a gerar novos problemas, permitindo uma manutenção mais eficiente do local de trabalho.
Antes de tudo, tenha clareza de quais são os objetivos
A análise de causa raiz possui 3 objetivos básicos:
- Descobrir a causa do problema;
- Utilizar essa causa para aprendizado, entendendo como contorná-la através de medidas de prevenção;
- Aplicar o que foi aprendido para resolver problemas futuros e identificar fatores de risco sistematicamente.
Cumpridos nessa ordem, esses objetivos guiam todo o processo de análise até a sua conclusão e estabelecimento de medidas.
Dessa forma, todo o processo é orientado com maior segurança e sem distorções, permitindo que o problema em questão seja resolvido de forma prática, rápida e eficiente.
Como a Análise de Causas Raízes deve ser realizada?
Existem diversas técnicas que permitem a realização da análise de causas raízes, contudo, uma das mais utilizadas é o “Método dos 5 porquês”. Tal metodologia costuma ser comparada a uma criança cheia de perguntas.
Basicamente, ela consiste em fazer perguntas sobre um tema utilizando o “por que?” e se aprofundar nas respostas. Assim, em 5 porquês você terá encontrado a causa raiz do seu problema sem grande esforço.
Esse método ajudará a evitar situações como “eu acho” ou “pode ser”, que, geralmente, são indicativos de dúvida e podem acabar provocando confusões e levando a conclusões equivocadas.
A análise de eventos também é um método utilizado para descartar outras possíveis causas. Aqui, há uma exploração sobre as condições presentes no momento do acontecimento e a categorização dos fatores.
É possível, desse modo, determinar se um fator é ou não relevante para o ocorrido, evitando a perda de foco. A partir dessa avaliação, a metodologia dos 5 porquês pode ser agregada para complementar o diagnóstico.
Por fim, como intervir de maneira adequada?
Depois de identificar a raiz do problema, é preciso fazer uma intervenção de forma bem elaborada e planejada.
As medidas adotadas devem diminuir os riscos oferecidos e garantir segurança para o trabalhador, através, por exemplo, de uma mudança organizacional seguida do incentivo ao uso de equipamentos de proteção individual.
Você também pode contar com uma equipe especializada no assunto, com formação técnica e profissionais de medicina, segurança do trabalho e engenharia para te auxiliar na tomada de decisão e na elaboração das medidas de prevenção.
Aliás, essa é, sem dúvida, a melhor estratégia a ser adotada, uma vez que esse time vai te ajudar a garantir a integridade dos seus funcionários e a conformidade legal da sua empresa.
Porém, se você não sabe por onde começar, não se preocupe.
Conheça os serviços de Saúde e Segurança do Trabalho da Clinimed e comece do jeito certo!